Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Dias7
  • Condições de Inscrição

    Destinatários:

    • Ativos empregados (habilitações iguais ou superiores ao 9º ano);
    • Desempregados há menos de 1 ano, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, incluindo licenciados e inscritos no Centro de Emprego;
    • Candidatos ao 1.º emprego com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, com idade inferior a 25 anos e inscritos no Centro de Emprego há menos de 6 meses.

    Para a frequência desta ação, os candidatos deverão:

    • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
    • Possuir computador e internet.

     

    Entregar no ato de inscrição, através do email doc-cursos@infocus.pt ou na área pessoal seguindo o caminho LOGIN > SECRETARIA > DOCUMENTOS (os dados de acesso são enviados por email logo que submeta o formulário de inscrição):

    • Cópia do Certificado de Habilitações;
    • Comprovattivo de IBAN em nome do/a formando/a;

    Trabalhador por conta de outrem

    • Declaração da entidade patronal com horário de trabalho, assinada, carimbada e datada (ver modelo aqui);

    Trabalhador independente, conta própria

    • Declaração onde declare que irá frequentar a ação fora do horário de trabalho (ver modelo aqui)
    • Cópia do comprovativo de abertura de atividade (pode obter no portal das finanças ou em qualquer repartição);
    • Comprovativo de pagamento à Segurança Social ou recibo de um dos dois meses anteriores 

    Desempregado, menos de 12 meses

    • Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego. Pode obter o mesmo  na área pessoal presente em https://iefponline.iefp.pt/ ou solicitar ao seu Centro de Emprego (pode pedir o mesmo por email ou telefone);

     

  • Observações

    Benefícios e apoios

    • Subsídio de Alimentação de 4,77€ por cada dia de formação;
    • Certificado de Qualificações.

     

    – Nestes cursos não é possível a integração de pessoas residentes no Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Ilhas.

  • Conteúdos Programáticos

    • Turismo inclusivo –causas e objectivos
    • Enquadramento político e normativo do Turismo Inclusivo
      • Contexto normativo internacional/UE
        • Legislação europeia
        • Legislação nacional
      • Conceitos principais
        • Deficiência
        • Acessibilidade
        • Design inclusivo
        • Produtos de apoio: tipologia e ISO 9999/2007
    • O cliente com deficiência motora
      • Deficiência motora, limitações/necessidades especiais na mobilidade e acessibilidade dos serviços turísticos
        • Deficiência motora
        • Tipos de deficiência motora
        • Limitações e necessidades das pessoas com deficiência motora
      • Produtos e meios de apoio
        • Cadeiras de rodas
        • Espaço de movimentação
        • Zona de permanência e de manobra
        • Auxiliares de marcha
      • Requisitos da oferta turística
        • Acessibilidade física
        • Barreiras físicas
        • Transportes
      • Legislação nacional
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
        • Necessidades detectadas
        • Relacionamento pessoal e social
      • Práticas de serviço
        • Utilização/manipulação de cadeira de rodas
        • Apoio à deslocação e transferência para outros assentos
        • Cuidados de relacionamento no serviço
    • O cliente com deficiência visual
      • Deficiência visual, limitações/necessidades especiais na mobilidade e orientação e acessibilidade dos serviços turísticos
        • Deficiência visual
        • Limitações das pessoas com deficiência visual
        • Orientação e Mobilidade
        • Necessidades especiais da pessoa cega ou com baixa visão
      • Produtos e meios de apoio à deficiência visual
        • Braille, áudio descrição e formato digital
        • Acessibilidade nas TIC
        • Requisitos de acessibilidade na WEB
        • O acompanhante/ guia
        • O cão-guia
        • Sinalética
      • Requisitos da oferta turística
        • Requisitos
        • Acessibilidade
      • Legislação
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
        • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
        • Atitudes de relacionamento e aspetos comunicacionais
      • Práticas de serviço
        • Cuidados de relacionamento
    • O cliente com deficiência auditiva
      • Deficiência auditiva, limitações/necessidades especiais na comunicação e compreensão da informação e acessibilidade dos serviços turísticos
        • Deficiência auditiva
        • Graus e tipos de deficiência auditiva
        • População surda
        • Causas e consequências da deficiência auditiva
        • Limitações da pessoa com deficiência auditiva
        • Limitações comunicacionais
        • Necessidades específicas da pessoa surda
      • Produtos e meios de apoio
        • Produtos de apoio para a deficiência auditiva
        • Língua gestual portuguesa e cães de assistência
      • Requisitos da oferta turística
        • Oferta turística
        • Acessibilidade
      • Legislação
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento
      • Necessidades especiais de relacionamento interpessoal
      • Comunicação e atitudes dos profissionais
      • Práticas de serviço
        • Práticas de serviço de atendimento
        • Aspetos comunicacionais para grupos de surdos
    • O cliente com deficiência intelectual ou com multideficiência
      • Deficiência intelectual e multideficiência, limitações/necessidades especiais e acessibilidade dos serviços turísticos
        • Deficiência intelectual e multideficiência
        • Graus e causas de deficiência Intelectual
        • Características de alguns síndromas associados à deficiência intelectual
        • Limitações das pessoas com deficiência intelectual
        • Necessidades especiais das pessoas com deficiência intelectual
      • O direito das pessoas com deficiência intelectual ao lazer e ao turismo
        • Pessoas com deficiência intelectual e o turismo
        • Requisitos da oferta turística e acessibilidades
      • Serviço, comunicação e relacionamento interpessoal
        • Práticas de serviço e relacionamento
        • Práticas de serviço no atendimento
    • O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou intelectuais
      • O cliente sénior, as suas limitações/necessidades especiais e a acessibilidade dos serviços turísticos
      • Processo de envelhecimento
      • População idosa
      • Características do turismo sénior
      • Turista sénior com limitações cognitivas, motoras, visuais e/ou auditivas
      • Necessidades do cliente sénior com limitações
      • Requisitos da oferta e acessibilidades
      • Produtos de apoio e acessibilidades
      • Acessibilidades e legislação
        • Serviço, comunicação e relacionamento interpessoal
      • Aspetos comunicacionais
      • Práticas de serviço
      • Relacionamento interpessoal e atitudes dos profissionais de atendimento

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